É todo processo inflamatório ou infeccioso , que acomete o sistema linfático : superficial ou o profundo.

O QUE É

É todo processo inflamatório ou infeccioso, que acomete o sistema linfático: superficial ou o profundo.

QUAIS OS SINTOMAS

Geralmente aparecem sintomas como: febre, mal estar, dores musculares e nas articulações (mioartralgias), cordões, estrias ou placas avermelhadas (eritematosas), em locais nas extremidades: pernas, coxas, abdômen, raramente antebraços, braços, parede torácica e muito raramente na face, geralmente muito sensíveis e dolorosas aos toques. Devemos ter cuidado, para não serem confundidos com, VARICOTROMBOFLEBITES, que se assemelham nos aspectos das estrias, porém os acometimentos são nas veias superficiais e encontramos cordões endurecidos pelas inflamações e as vezes obstruções venosas. Normalmente não encontramos as adenopatias (ínguas), que ocorrem nos casos das erisipelas

COMO APARECEM

As causas mais frequentes são: AGENTES FÍSICOS: Traumatismos; AGENTES QUÍMICOS – injeções inadvertidas, materiais contaminados “usuários de drogas ” e os AGENTES BIOLÓGICOS – bactérias, parasitos, estes últimos principalmente as linfangites pelas filárias(FILARIOSE – RECIFE).

QUAIS OS MAIS ACOMETIDOS

Os imunodeprimidos, os portadores de lesões nas extremidades tais como: ulcerações, micoses interdigitais, escoriações, neoplasias (tumores, câncer), insuficiências venosas crônicas, obesidade e radioterapia.

TRATAMENTO CONVENCIONAL

Repouso, compressas de água morna, úmida, ou fria; anti-inflamatórios hormonais ou não hormonais, antibióticos (tópicos, orais, venosos ou intramusculares), antimicóticos, linfocinéticos, combatem a causa desencadeante.

CIRURGIA E PÓS CIRÚRGICO

A cirurgia fica reservada para os casos em que a linfangite adquire o aspecto necrotizante (morte dos tecidos), pelo debridamento (retirada), da área necrotizada e se não evoluir de forma satisfatória a cirurgia plástica. Nestas situações, os pós operatórios são mais prolongados.

Fonte: http://sbacvrj.com.br/novo/visitantes/vascular.php

Postado em março 8, 2018

Nosso atendimento irá entrar em contato com você!